Um programa com políticas públicas tratativas que visam promover a cidadania e a assistência social, de saúde, educação, emprego e renda.
Destinado a famílias que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza em todo país.
Além de garantir uma renda para essas famílias, busca portanto ser o impulso para que as famílias se tornem independentes e consigam o tão almejado sustento e ascendam a situação de vulnerabilidade.
O Ministério da cidadania fica responsável pela forma em que se desenvolve o programa, coordenando os benefícios e os envios dos recursos.
Desta forma, fiscalizam a garantia da renda, o desenvolvimento de crianças na primeira infância, com foco na saúde, nas habilidades físicas, cognitivas, linguísticas e socioafetivas.
Incentivar jovens e adolescentes a terem um bom desempenho científico e tecnológico.
As famílias inscritas no programa são as que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza a renda mensal per capita é de R$105,00 e R$210,00.
O auxílio pode ser pago por meio das contas da poupança social digital, conta corrente de depósito à vista, conta especial de depósito à vista, conta na plataforma social do programa.
Será realizado o crédito na conta contábil somente quando o beneficiado não tiver nenhuma conta bancária.
Já a abertura da conta poupança social digital ocorrerá de forma automática em favor do responsável inscrito no Cadastro Único, podendo ser o auxílio sacado com o cartão do bolsa família.
Como fazer meu cadastro?
Através do CadÚnico (Cadastro Único)
O que é o CadÚnico?
Conhecido como cadastro único, é a inscrição que autoriza o governo saber quem são e em que situação se encontram as famílias de baixa renda cadastradas do programa.
Caso o beneficiário ainda não esteja com seu cadastro, ele poderá realizar o cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único ou no no site acessando ‘’cadunico.cidadania.gov’’.
E as famílias que já cadastradas no bolsa família, passam a usar o auxílio automaticamente.