O auxílio-maternidade é um benefício oferecido pelo Governo do Brasil para mães desempregadas que já trabalharam de Carteira assinada e que tenham crianças com menos de cinco anos. Esse auxílio tem duração de cento e vinte dias e pode ser recebido a partir do oitavo mês de gestação, no qual a mãe tenha de atender a alguns requisitos.
Gestantes tem direito
Mulheres grávidas que estejam desempregadas também podem recorrer a este auxílio, tem direito mães em que o nascimento ou adoção do filho ocorre em um período de tempo de 12 a 36 meses após a demissão, ou desde a última contribuição pelo MEI ou contribuição individual.
Auxílio Emergencial e Auxílio Maternidade
Não é possível receber o auxílio emergencial se já recebe qualquer outro benefício de assistência do governo, tirando o bolsa família. Então enquanto a mãe receber o Seguro-maternidade, ela não pode receber outros auxílios do governo.
Quantas parcelas são feitas
Esse benefício tem de cumprir quanto a mãe receberia caso estivesse empregada, então ela deve receber as parcelas do benefício durante o período de tempo que estiver cumprindo a licença maternidade.
INSS no auxílio maternidade
Nada muda durante esta contribuição ocorre, então não será descontado no calculo da aposentadoria para a trabalhadora que está registrada no INSS. Dessa maneira, os valores ligados a previdência social serão descontados do salário da mãe que estiver no período de licença maternidade.