Esse programa foi criado pelo governo Bolsonaro, com o objetivo de reunir em um único programa, a base para outros benefícios sociais, substituindo o programa antigo, o chamado Bolsa Família.
Com essa mudança e concentração de informações, muitas outras famílias puderam se cadastrar no programa e receber esse amparo mensal.
As famílias que faziam parte do Bolsa Família, foram automaticamente transferidas para o novo programa, a partir da anunciação da medida.
Desde então, este benefício tem contribuído com a renda de milhares de famílias brasileiras, que vivem em situação de vulnerabilidade, pobreza e extrema pobreza.
Mensalmente, o membro responsável pela família tem a oportunidade de receber o valor de R$ 600, pagos diretamente pela Caixa Econômica, Caixa Tem ou Lotéricas.
Para receber este e outros benefícios do governo, é preciso estar devidamente cadastrado no Cadastro Único – CadÚnico. Já aqueles que se enquadram nas exigências do programa, mas ainda não o recebem, é necessário comparecer até o CRAS de seu município.