Quem que não gosta de um dinheiro extra? Em especial, para aqueles que tiveram a redução do salário, até mesmo alguma despesa inesperada, ou algum perrengue recorrente da pandemia.
Assim sendo, a restituição do Imposto de Renda, que ficou retido, pode vir como um alívio e desafogar um pouco as finanças.
Os impostos da temporada 2022, começaram em 07 de março e foi até 31 de maio, um prazo um pouco menor do que o habitual.
Quem pode receber a restituição?
Aquele contribuinte que acabou por sofrer retenção na fonte e foi maior do que seu imposto cabido, depois te tudo declarado gastos e notas.
Fica a encargo da própria Receita Federal efetuar de forma automática a conferência e comparação do valor retido pela fonte pagadora de acordo com os dados que foram fornecidos pelo contribuinte em sua declaração de ajuste anual, que define se o contribuinte teve imposto a ser pago ou se será restituído.
O cálculo será feito, baseando-se nas deduções legais que são permitidas, e de total responsabilidade do contribuinte ao declarar.
Como consultar?
O contribuinte pode acompanhar e fazer consultas no site da Receita Federal, consultar se a sua declaração já foi processada, e também em qual lote a sua restituição será paga.
Para fazer a consulta, será necessário informar seu CPF, data de nascimento, exercício de declaração e código verificador.
Sobre o calendário da restituição
Para o resgate, cumpre-se alguns critérios e cronogramas, que são idosos, contribuintes cuja sua renda seja o magistério serão prioritários, se por ventura houver algum empate, o que primeiro tiver declarado e depois os demais contribuintes.