CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

O Cadastro Único ou CadÚnico, é uma maneira de cadastro para outros benefícios criados pelo Governo Federal, dessa forma, os indivíduos que buscam recorrer a algum auxílio, já possuem sua portabilidade por já terem registrado sua situação social para que as etapas de solicitação e recebimento de benefícios seja mais rápida.

Cadastro Único nada mais é do que uma base de dados que o governo utiliza para reconhecer e identificar as pessoas e famílias que estão em estado de vulnerabilidade e em busca do auxílio.

Essa base de dados está sendo utilizada no momento por 28 programas federais, sendo eles auxílio brasil, prestação continuada, tarifa social de energia elétrica, criança feliz e entre outros, somente após se inscrever no Cadastro único o cidadão ficará apto a participar.a

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Regido pelo ministério da cidadania, e outros òrgãos, que são responsáveis por encaminhar as famílias para os programas sociais que forem adequados, conforme for necessário, sendo assim de suma importância o cadastro, podendo ser inserido em outros programas sociais.

O pré cadastro pode ser feito pelo site ou aplicativo, lembrando que para finalizar o cadastro, deve ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com os documentos em mãos e dar sequência.

Quais auxílios requerem o CadÚnico?

  • Programa Bolsa Alfa
  • Auxílio Brasil
  • ID Jovem
  • Carta social
  • Programa Morar Bem
  • Telefone Popular
  • Benefício de Prestação Continuada

O Cadastro único sempre passará por averiguação cadastral e revisão, para que os dados estejam sempre atualizados e garantir que seu benefício seja entregue corretamente. Ativos para evitar que as informações que foram cedidas são verídicas, fazendo o comparativo com os òrgãos federais em seus registros administrativos, evitar que alguma família que não se encontre em situação de pobreza ou extrema pobreza receba indevidamente o benefício.