Esse programa foi criado pelo governo Federal no ano de 2011 com o intuito de induzir e incentivar a conservação do meio ambiente e seus ecossistemas. Por conta disso, diversos locais foram denominados para terem maior cuidado em sua conservação, e são utilizados de maneira respeitosa, mantendo o ambiente destes locais sempre preservados e limpos.
Muitas famílias são beneficiadas através deste programa, por isso a Universidade Federal do Rio de Janeiro é responsável pelo acompanhamento destas famílias que vivem nestes ambientes, Veja agora quais as principais informações sobre esse programa!
Quem tem acesso ao programa?
- Famílias em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas do Cadastro Único e que vivam nos seguintes ambientes:
- Áreas rurais que pertencem a um poder executivo
- Locais que são habitados por indígenas, ribeirinhos, extrativistas, comunidades tradicionais e quilombolas
- Florestas nacionais que são denominadas reservas federais para desenvolvimento sustentável
Como me cadastrar para fazer parte dos beneficiários deste programa?
O Benefício desse programa é de valor de R$300, as famílias recebem esse valor diretamente por um de três meses. A seleção de quem pode ter acesso ao programa é feita pelo Ministério do Meio Ambiente, que identifica quais famílias devem receber o benefício baseado em local e o cadastro feito pelo CadÚnico.